Criado no dia 2 de junho de 1926, o Tênis Clube de Santos foi fundado por um grupo de homens nas dependências do Parque Balneário Hotel, localizado na Avenida Ana Costa, no número 555. A ideia inicial era ter um lugar de referência para que o tênis, esporte considerado nobre, pudesse ser praticado no mesmo ambiente que outros esportes e atividades sociais. Já no dia 09 de junho do mesmo ano, a Primeira Diretoria Provisória estava empossada pelos sócios fundadores, tendo como presidente Amilcar Mendes Gonçalves e vice-presidente Max Berringer.
As atividades começaram nas dependências do Parque Balneário, utilizando-se das suas salas de reunião e de duas quadras de law tennis, as quais passaram por reformas para atender os primeiros associados e hóspedes do hotel. A partir disso, o primeiro estatuto é criado, e em setembro de 1926, um projeto de estatutos para utilização dessas quadras é iniciado. É só no ano seguinte que essas instalações são inauguradas oficialmente com filiação à Federação Paulista de Tênis e disputa da Taça Brasil.
Em dezembro de 1928, o Clube recebeu uma carta da Cia. City of Santos Improvements Company Limited, uma empresa que oferecia diversos tipos de serviços para a cidade, como o de transporte, água, gás e iluminação. Neste documento, a empresa concedia suas instalações de 4.360m² para que o TCS pudesse construir seu espaço na Avenida Vicente de Carvalho com uma nova rua, que seria o prolongamento da Rua. Dr. Galeão Carvalhal. Essa carta permitiria que o Clube se findasse no local de forma gratuita por cinco anos, e que este, se quisesse,
poderia comprar o terreno por 17.500.000,00 réis.
Foi em 30 de janeiro de 1930 que o TCS transferiu seu endereço para a então rua projetada, a qual se encontra até hoje: Rua Minas Gerais, n°37. Com isso, iniciou a regulamentação do tênis e seus torneios, criando o Campeonato Aberto da Cidade, o primeiro do país, fazendo com que o Clube ganhasse notoriedade na história do esporte no Brasil e em Santos.