Nótícias

Guilherme Maia bate recordes na Surdolimpíadas Brasileira

Nesta terça-feira (07), o atleta Guilherme Maia ganhou todas as provas da Surdolimpíadas Brasileira, que foram realizadas entre os dias 04 e 07 de dezembro, em São José dos Campos.

A competição teve Guilherme como destaque. O atleta, que treina no Tênis Clube de Santos, bateu recordes em todas as provas.

Veja as provas abaixo:
- 50m peito;
- 50m livre;
- 50m costas;
- 50m borboleta;
- 100m livre;
- 100m peito.

Guilherme contou como foi participar da Olimpíada: "Foi gratificante para mim essa Surdolimpíada. Consegui conquistar recordes de todas as provas que dela fazem parte. Só faltavam os da 50m e 100m peito, que agora também são meus. Hoje sou o maior medalhista brasileiro surdo de todos os tempos. Sou campeão e recordista Mundial e Olimpíco".

Ainda sobre a Olimpíada, Maia comentou sobre a falta de valorização dos surdos no meio do esporte. "Contamos com a participação de 800 atletas neste evento. Na natação, o número de participantes também aumentou. Agora vamos rumo à Deaflylimpics 2022 e espero ser exemplo para as crianças e jovens surdos como eu. Nós precisamos de visibilidade na mídia e patrocinadores para darmos uma alavancada nas competições. Infelizmente, o surdo não é valorizado como paraolímpico e sem patrocínio e mídia muitos não sabem do nosso potencial".

Para finalizar, o jovem agradeceu o apoio que tem recebido: "Agradeço à Fupes, Tênis Clube, Livoeyewear, Fabíola Molina (sungas) e GTBrasil, por acreditarem e apoiarem os meus sonhos e conquistas".

Além de ganhar as provas, Guilherme se classificou para as Deaflylimpics (Olimpíadas Internacional), que acontecerá no ano que vem, no período de 01 à 15 de maio, em Caxias do Sul/RS.